Entenda qual é a diferença entre relógios à pilha e automáticos

Está confuso sobre qual modelos comprar? Será que é melhor agarrar um relógio automático ou um modelo à pilha? Neste post, vamos esclarecer quais são as principais diferenças entre os dois tipos de acessório. Ainda que o design do modelo seja um aspecto muito importante, o mecanismo também deve ser levado em conta. Por isso, antes de investir em uma peça, que tal entender melhor o funcionamento de cada um? Vamos lá!

Como funciona o relógio à pilha?

Diferentemente dos relógios mecânicos – manuais ou automáticos – os relógios à pilha dependem de uma “energia extra” para trabalharem perfeitamente. Ou seja, é necessária uma bateria para que os ponteiros ou o visor continuem funcionando. Extremamente tradicionais, os modelos à pilha ou bateria ainda fazem parte da lista de desejos de muitas pessoas. Se eles também estão na sua ou se você não sabe qual escolher, veja os detalhes dos relógios à pilha.

Conheça os tipos de bateria para relógios

No mercado, são encontrados dois tipos de baterias – ou pilhas – para relógios: as alcalinas e as de lítio. Sim, mesmo entre elas, há diferenças capazes de determinar sua escolha por um modelo ou outro. Confira! • Baterias alcalinas Esse tipo de bateria é considerado econômico e possui uma excelente vida útil, garantindo o pleno funcionamento até se aproximar do fim. • Baterias de lítio Uma das principais características da bateria de lítio está relacionada ao peso. Com menos de 10 gramas, elas são super leves e se adaptam a vários modelos de relógio. • Baterias de óxido de prata A química presente na bateria é menos corrosiva que a química de pilhas alcalinas. Assim, os riscos de danificar o acessório em caso de vazamento tornam-se menores. Fique atento, pois é muito importante checar as especificações do relógio antes de fazer uma substituição. Cada tipo de bateria traz particularidades que podem prejudicar o funcionamento da peça e até mesmo danificar o acessório.

Qual é o tempo de duração das pilhas para relógio?

Algumas pessoas se surpreendem com a duração das baterias ou pilhas para relógio. Embora sejam muito pequenas, elas costumam garantir o funcionamento do acessório por até dois anos, sem falhas. Tudo que você precisa fazer quando uma pilha ou bateria chega ao fim da vida útil é substituí-la por outra. Para a troca, por mais simples que seja, é recomendável procurar um relojoeiro profissional. Em pouco tempo e sem complicações, você pode desfilar com o seu relógio pelas ruas novamente!

Cuidados necessários com relógios de bateria

Você sabia que a bateria do seu relógio à pilha pode durar mais tempo com alguns cuidados especiais? Agora, vamos revelar quais são os truques para evitar que a substituição seja necessária antes do tempo esperado. Olha só! • Evite a exposição direta e prolongada do seu relógio de pulso aos raios solares • Retire o seu relógio à pilha antes de mergulhar em grandes profundidades • Deixe objetos magnéticos, celulares e chaves longe do seu acessório à bateria São situações que fazem parte do cotidiano de muitas pessoas e passam, muitas vezes, despercebidas. Vale a pena colocar essas dicas em prática para garantir que a duração da pilha do relógio seja um pouco maior.

Sinais de que a bateria do relógio à pilha precisa ser trocada

Pode ficar tranquilo! Não há motivos para desespero quando o relógio à pilha começa a apresentar uma ou outra falha no funcionamento. Na maioria das vezes, a simples troca de bateria resolve o problema. Saiba quais são os principais indícios de que a pilha do relógio está chegando ao fim para substituir por outra: • Movimentação mais lenta dos ponteiros • Atraso nos horários • Sons e luminosidade (caso tenha) mais fracos que o normal Para não ficar sem o seu relógio favorito no meio de um dia de trabalho, por exemplo, substitua a bateria assim que notar um desses sinais. Depois de fazer a troca, descarte a pilha antiga corretamente em um ponto de reciclagem do material.

Relógio automático: como é o funcionamento?

Vamos falar agora sobre os relógios automáticos? Qual é a diferença entre o funcionamento do modelo e dos relógios à pilha? Bom, para começar, o relógio mecânico automático não depende de uma bateria para funcionar. Isso mesmo. As engrenagens do acessório, localizadas dentro da máquina, dependem apenas da movimentação do corpo humano para funcionarem. Assim, conforme você se mexe, os ponteiros se movem também, marcando as horas. Grandes marcas da relojoaria suíça apostam no mecanismo para a fabricação das peças. Sendo assim, ele é sinônimo de tradição e sofisticação no universo dos relógios. Muitos modelos clássicos trazem esse sistema, que nunca perde o charme e o status.

Como cuidar corretamente de um relógio automático?

Com as dicas a seguir, é possível estender a vida útil do seu relógio automático e evitar que ele sofra danos permanentes. Alguns dos tópicos valem para todos os modelos – mecânicos ou não. Confira:
• Não exponha o acessório a temperaturas muito elevadas – frias ou quentes;
• Em modelos com regulador de 12 horas, evite acertar o horário entre as 21 horas e as 3 horas;
• Mantenha objetos magnéticos afastados do relógio automático, pois podem afetar a precisão;
• Não pratique esportes com o acessório;
• Antes de acertar o horário, retire o relógio do pulso para não danificar as peças. Para se certificar de que o relógio automático está funcionando adequadamente, faça a manutenção da peça a cada intervalo de 5 anos com um relojoeiro profissional. É fundamental manter o interior do seu acessório lubrificado para não perder a hora!

À pilha x Automático– Qual é o melhor?

Colecionador do acessório ou não, você deve analisar qual é o modelo se adequa melhor ao seu dia a dia. Além da estética, há uma série de fatores que precisam ser analisados antes da compra. O valor do investimento e a durabilidade são alguns deles. Por apresentarem um sistema complexo, com inúmeros componentes delicados, o relógio automático costuma ter preços mais elevados. Em contrapartida, ele dispensa a troca de bateria de tempos em tempos. Entre modelos nacionais e internacionais, o custo-benefício é um dos pontos que varia bastante. Conheça os modelos da Relógios de Fábrica, compare as vantagens e desvantagens de cada um e veja quais cabem no seu orçamento. Gostou de conhecer as diferenças entre o relógio à pilha e o relógio automático? Deixe seu comentário e sua sugestão de tema para os nossos próximos posts. Até mais!

Postar um comentário

2 Comentários