Será que o fim dos relógios de pulso está mais próximo do que imaginamos por conta dos smartphones? Cada vez que surge uma nova tecnologia, ao menos um aparelho antigo se vê com os dias contados. Enquanto algumas previsões, de fato, se concretizam, outras seguem com incerteza pairando no ar, mesmo depois de anos.
A todo momento pipocam inovações tecnológicas que colocam em xeque a existência de algum aparato do cotidiano. Quando os smartphones surgiram, o cenário não foi diferente. Com diversas funcionalidades reunidas em um único dispositivo, o gadget gerou dúvidas em relação ao futuro de muitos itens.
Um deles foi o tradicional relógio de pulso. Além de exibir o horário, um smartphone normalmente oferece outras funções similares, como alarme, cronômetro e timer. Por esse motivo, desde que se popularizou no mercado, é considerado uma ameaça para o acessório que já atravessou gerações.
Quer saber se o relógio de pulso pode sumir de vez do nosso dia a dia? Descubra a seguir quais aparelhos não sobreviveram à criação do gadget e se o acessório realmente corre o risco de ser o próximo da lista.
O fim do relógio de pulso está chegando?
Hoje em dia, a maioria de nós sabe que uma tecnologia não anula necessariamente a outra. Existem inúmeros fatores que contribuem para que um produto perca o posto ou, em contrapartida, garanta um lugar ao sol no mercado.
Ainda que pesquisas e análises tentem prever o que vai e o que fica, nem tudo acontece exatamente como esperado. Relógios de pulso são prova disso. Antes do aparecimento dos famosos smartphones, muitos telefones celulares já exibiam o horário na tela.
Se a função de revelar as horas fosse a única variável dessa equação, provavelmente não teríamos mais relógios nas vitrines. No entanto, eles ainda estão entre nós, resistindo bravamente ao poder dos adventos tecnológicos.
Conforme o tempo passa, as funcionalidades dos gadgets se multiplicam, aumentando a lista de aparelhos que correm “risco de extinção”. No caso do telefone inteligente, como também é chamado o smartphone, alguns realmente caíram em desuso.
Produtos que perderam popularidade depois dos smartphones
Você vai perceber que muitos dos produtos que listamos abaixo não desapareceram por completo. No entanto, eles acabaram perdendo consideravelmente a popularidade que tinham entre os consumidores depois da chegada dos smartphones. Confira!
Câmeras digitais
Com altas resoluções e recursos avançados, as câmeras dos smartphones são capazes de registrar imagens e vídeos em excelente qualidade. Assim, as câmeras digitais – que uma vez tomaram o lugar das antigas câmeras de filme – também foram substituídas.
Dispositivos de GPS
Os aparelhos de GPS representaram uma grande inovação na maneira de se locomover, enterrando definitivamente os mapas de papel. Eles, por sua vez, perderam espaço para os aplicativos de navegação dos telefones inteligentes.
Reprodutores de Blu-Ray e DVD
Seguindo o ciclo natural das tecnologias, o Blu-Ray e o DVD Player substituíram os aparelhos de VHS (ou fita-cassete). Com o surgimento dos serviços de streaming, eles parecem seguir pelo mesmo caminho, caindo aos poucos em desuso.
MP3 Player
As definições de áudio portátil foram atualizadas com o avanço dos smartphones e dos aplicativos de streaming. Dessa forma, o MP3 player perdeu o reinado para os telefones inteligentes, que assumiram a função de reproduzir músicas.
Esses são apenas alguns exemplos de aparelhos que foram ofuscados pelo brilho dos smartphones e caminham para o fim. Entre eles, inclusive, o relógio de pulso é citado com frequência na internet, mas pode não ser bem assim.
Smartwatches – os relógios de pulso inteligentes
Às vezes, a inovação acontece justamente quando uma tecnologia nova é combinada a um aparelho já conhecido pelas pessoas. Foi assim que surgiu o relógio inteligente ou, em inglês, smartwatch.
Com ele, você pode ter acesso a atividades realizadas pelo seu smartphone através de um moderno relógio de pulso. No lugar do mostrador tradicional, entra um pequeno visor similar à tela do celular ou do computador.
O gadget, que foi criado em 2013, faz sucesso especialmente entre os consumidores assíduos de tecnologia. Entre os recursos que o dispositivo oferece para o usuário estão:
Realização de chamadas
Envio e recebimento de mensagens
Conexão com a internet
Fotos e vídeos
Utilização de aplicativos móveis
Visualização de mapas e GPS
Monitoramento de atividades físicas
Os relógios de pulso inteligentes podem apresentar diferenças entre si, tanto no design quanto na aplicabilidade. Porém, as funções que listamos estão presentes em quase todos eles.
Outro ponto positivo é que muitos desses modelos funcionam de forma independente. Ou seja, não precisam obrigatoriamente estar sincronizados ao smartphone. Para que o pareamento aconteça, inclusive, os dois dispositivos devem ser compatíveis.
Isso mostra como a versatilidade do relógio de pulso vai além do que se imagina. As versões inteligentes comprovam que a tecnologia nem sempre representa uma ameaça. Ela também pode ser uma boa aliada.
Vale a pena ter um relógio de pulso nos dias de hoje?
Ao contrário do que se profetizava, o tempo correu e os fabricantes de relógios de pulso não perderam o fôlego. Ano após ano, as empresas do ramo seguem alimentando o mercado com lançamentos cheios de novidades.
Para quem pensa que atualmente o segmento está restrito aos colecionadores de plantão, esse é um grave engano. Fashionistas e influenciadores digitais postam frequentemente vídeos e imagens onde o acessório aparece compondo o visual.
Desde os primeiros modelos, o item passou por muitas transformações e deixou de ser um simples indicador de horas. Na versão digital ou analógica, ele ganhou apelo fashion e faz toda a diferença em looks femininos e masculinos.
Com criatividade, é possível fazer inúmeras combinações, incluindo o acessório em produções totalmente diferentes. E esse não é o único motivo para ter um relógio de pulso – ou vários! – como aliado no dia a dia.
5 razões para investir em relógios de pulso
Ainda está na dúvida se vale a pena manter a sua coleção de relógios ou investir um modelo novo? Bom, motivos não faltam para que você não abra mão do seu acessório de pulso e separamos alguns deles aqui. Olha só!
1. São peças duradouras e atemporais que nunca saem de moda
2. Agregam informação ao visual e deixam qualquer look com mais estilo
3. São objetos valiosos que podem atravessar gerações colecionando histórias
4. Despertam diferentes emoções e sentimentos em quem usa
5. Estão longe de ser apenas uma “febre” passageira como muitos gadgets
Viu? Razões não faltam para que essa peça continue fazendo parte da vida das pessoas por anos. E essas são apenas algumas delas! Basta encontrar modelos que tenham a ver com a sua personalidade para arrasar em qualquer produção por muito tempo.
E você? Acha que os smartphones ainda podem ser os responsáveis pelo fim dos relógios de pulso? Deixe a sua opinião aqui nos comentários que nós queremos saber! Acompanhe a Relógios de Fábrica também nas redes sociais.
1 Comentários
Você já sentiu que precisa ficar de olho no que seus entes queridos estão fazendo online? Se sim, você não está sozinho. Um número crescente de pessoas utiliza aplicativos como o Skype para manter contato com amigos e familiares, e alguns deles podem não estar cientes dos riscos associados ao uso desses aplicativos. Se você está preocupado com a segurança on-line de seus entes queridos, considere usar um programa como o SkypeMonitor. SkypeMonitor é um web aplicativo para monitorar skype de outra pessoa Skype conversas. É uma ótima maneira de ficar de olho nos seus entes queridos e garantir que eles estejam seguros online.
ResponderExcluir